Portal Minerva FoodsENES

A sustentabilidade está em nosso DNA. Da origem da matéria-prima ao processo de industrialização, nossas políticas e procedimentos refletem o nosso compromisso com uma cadeia produtiva próspera e sustentável.

Prosperidade
da Nossa Gente

Bem-estar como base de apoio aos colaboradores

Nossa cultura valoriza a vida e a saúde, com cuidados ainda mais acentuados durante a pandemia


A Minerva Foods tem como premissas fundamentais o bem-estar dos colaboradores e a promoção de um ambiente seguro. Nossa atuação tem base sólida em uma série de diretrizes expressas em nosso Código de Ética e iniciativas voltadas para a qualidade de vida.
A Minerva Foods em Números:
Somos
+ 19 mil
Colaboradores
Exportamos para
+100
PAÍSES
estamos
PRESENTEs NOS
5
CONTINENTES
Alimentamos o
mundo inteiro
Produção
no Brasil
de
+
390 mil
toneladas
Produção nos demais
países
+
de
670 mil
toneladas
Geração de emprego,
renda e oportunidades
profissionais em
36
cidades da
América do Sul
30%
de redução na taxa de acidentes
com trabalhadores e
Zero
óbitos no ano
Canal de Ouvidoria disponível
24x7
em todos os países de atuação
Com um quadro tão amplo de colaboradores e presença em diversas regiões do mundo, temos o cuidado de sempre promover saúde, qualidade de vida, e equilíbrio profissional e pessoal para nossa gente.

Uma das ferramentas que nos apoia é o Programa Estar Bem, que reúne as diversas iniciativas com foco em proporcionar apoio físico e psicológico para nossos profissionais e seus familiares. 

O programa conta com diferentes ações que trabalham o teórico, o prático e a criatividade. Parte delas incluem Atividades Ergonômicas, Ginástica Funcional, Meditação, Yoga, além de Apoio Médico, Psicológico e Terapêutico, Acompanhamento do Gestor, Coaching e Palestras Motivacionais.

O trabalho durante a pandemia

Nós acreditamos que a empresa do futuro vai além de seus negócios, com olhar atento às pessoas

Já no primeiro trimestre de 2020, demos início a um plano de contingência para garantir a integridade dos colaboradores e, ao mesmo tempo, assegurar a continuidade da produção – essencial para a alimentação da sociedade.

Como resultado, muitos processos, atividades e rotinas foram reformulados, em todas as unidades, de forma a atender plenamente aos requisitos de segurança sanitária orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Desde então, temos operado com uma série de medidas preventivas para evitar a propagação do novo coronavírus. Essas iniciativas estão em linha com os protocolos estabelecidos pelas autoridades, bem como pela assessoria multidisciplinar de infectologistas, engenheiros de processos e enfermeiros do Hospital Albert Einstein para validação, direcionamento e acompanhamento das medidas adotadas.

Seguimos com ações de monitoramento, controle e saúde como aferição de temperatura de colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço; vacinação antecipada contra a gripe; e construção de fluxos de triagem e acompanhamento de casos considerados suspeitos e/ou confirmados pelo novo coronavírus.
As iniciativas de segurança também incluíram o afastamento de mais de 900 colaboradores do grupo considerado de risco, sem prejuízo de sua remuneração, bem como a implantação de regime home office para outros 800 colaboradores. Todos aqueles que residem em áreas consideradas de risco também recebem testes rápidos para detecção da Covid-19.

Além disso, os colaboradores impactados – tanto os contratados diretamente como os terceirizados – receberam auxílios-medicação, cestas básicas, ajudas de custo, acompanhamento por profissionais de saúde e adiantamentos de 13º salário, entre outras medidas. 


Presença sólida no apoio a questões sociais

Temos forte atuação na cadeia para combater situações não-conformes

Atuamos de maneira enérgica para eliminar situações que não estejam alinhadas aos princípios dos Direitos Humanos. Nossa operação segue as respectivas leis de cada país, além de manter rígida observância ao nosso Código de Ética.

Uma das frentes de atuação é a adesão ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, do qual a empresa faz parte desde 2005.

Hoje, o trabalho de acompanhamento e apoio a atuação das empresas frente aos compromissos do Pacto é feito sob a coordenação da Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPacto). O pacto contém uma lista de dez compromissos adotados pelos signatários para evitar e combater a mão-de-obra análoga à escravidão em sua rede de fornecedores. O desempenho dessas ações é acompanhado anualmente.

Em 2020, realizamos uma campanha de engajamento de nossos fornecedores de gado e demais insumos, para adesão aos princípios do Pacto e adoção de critérios de monitoramento da ocorrência de trabalho forçado ou infantil em nossa cadeia.

Outra iniciativa no ano, foi o desenvolvimento de uma avaliação de riscos relacionados aos Direitos Humanos presentes em nossa cadeia de valor. A partir dessa avaliação, construímos uma matriz gradativa de riscos e definimos uma séria de ações para ampliar nossa atuação preventiva e mitigadora frente ao tema.

Respeito à pessoa: princípio fundamental

Buscamos atender aos anseios das comunidades

A Minerva Foods atua de forma consistente no apoio a questões sociais que envolvam as pessoas das comunidades onde atua, bem como os colaboradores e suas famílias.

Nossos investimentos em capacitação profissional e em apoio às famílias sempre foram relevantes, mas, em 2020, entretanto, o assunto ganhou ainda mais evidência com a pandemia.

Muitas vezes, somos a maior empresa situada em municípios pequenos e médios onde estamos presentes. O que nos traz um sentimento de dever em contribuir com as comunidades locais, e no apoio direto ao poder público e demais instituições da sociedade.

Cientes do nosso papel, investimos mais de R$ 43 milhões em doações de itens diversos como alimentos; equipamentos de proteção individual; álcool 70%; itens de higiene e limpeza; equipamentos hospitalares e medicamentos.

Também contribuímos financeiramente com a construção da nova fábrica do Instituto Butantan para a produção de vacinas contra a Covid-19; doamos recursos financeiros a hospitais, clínicas e para campanhas de conscientização em benefício das comunidades. Mantemos ainda o aluguel de UTIs Móveis em diferentes cidades e, nos últimos meses, colaboramos com recargas de cilindros de oxigênio a hospitais.  

Em um cenário em que muitas pessoas perderam suas fontes de renda, criamos o projeto “Mãos que Criam”, com o apoio da Prefeitura de Paranatinga/MT. O projeto apoia e incentiva o empreendedorismo de mulheres, disponibilizando gratuitamente um curso de costura àquelas que desejam empreender na confecção de roupas, acessórios e máscaras.

E, por acreditarmos que a educação pode transformar o mundo, promovendo oportunidades e desenvolvimento social, criamos o Educar para Transformar. Nele, promovemos a educação inclusiva com a doação de kits de material escolar aos filhos de colaboradores e crianças matriculadas na rede pública de ensino. Em 2020, mais de 5.900 colaboradores foram beneficiados com os itens escolares para seus filhos.

Minerva Foods Social
2 / 5
de

Projeto de Assistência às Comunidades Rurais (PASCOR)

Com o PASCOR, oferecemos cursos de capacitação para que seja fomentada a diversificação de renda das populações residentes nas proximidades de nossas operações no Pará.

São realizados diversos cursos, entre eles, oficinas de confecção de máscaras e produção de detergentes artesanais. Por meio do projeto, em 2020, cerca de 4 mil máscaras foram produzidas e distribuídas para as comunidades locais de forma gratuita.

*Foto tirada antes da pandemia
4 / 5
de

Programa Jovem Aprendiz

Nós acreditamos que a entrada no mercado de trabalho deve ser apoiada de diversas formas, promovendo oportunidades a todos. Na Minerva Foods, temos o programa Jovem Aprendiz, que contrata jovens para ocupar futuras posições técnicas.

O processo de seleção visa inserir o jovem nos setores de acordo com o perfil e o curso técnico em andamento.

*Foto tirada antes da pandemia
5 / 5
de

Projeto Acolhida

Aderimos à estratégia de interiorização de refugiados e migrantes venezuelanos, liderada pelo Governo Federal por meio da Operação Acolhida. Ao participarmos da iniciativa, oferecemos uma oportunidade de estabelecimento e desenvolvimento das pessoas no país, promovendo, acima de tudo, a troca de cultura e aprendizado.

Desde o final de 2019, fornecemos a refugiados benefícios como moradia, alimentação, transporte, curso de português e treinamento e capacitação na unidade de Rolim de Moura, em Rondônia.

*Foto tirada antes da pandemia
5 / 5
de

Projeto Arrastão

Somos parceiros e apoiadores do Projeto Arrastão, uma organização sem fins lucrativos, que acolhe e dá suporte a famílias carentes do bairro Campo Limpo, em São Paulo, que vivem em situação de pobreza.
A Minerva Foods doa 340 quilos de carne bovina mensalmente para enriquecer a alimentação dos mais de 1.000 atendidos diariamente pelo projeto.
5 / 5
de

Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Uma iniciativa para capacitação de profissionais, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Em parceria com a Prefeitura de Barretos, desde 2016, inauguramos duas salas de aula, construídas no Centro Municipal de Reabilitação Solange Lana de Ávila, para a realização de cursos gratuitos voltados a pessoas com deficiência.

Os participantes recebem treinamentos técnicos, teóricos e práticos, em dois módulos e têm a possibilidade de integrar o quadro de colaboradores da Companhia.
1 / 5

Campanha do Agasalho

Em 2020, cerca de 600 colaboradores ajudaram na arrecadação de roupas e cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade. No total, a campanha conseguiu obter 1.450 peças.

Elas foram destinadas para moradores dos munícipios de atuação da Companhia.

*Foto tirada antes da pandemia
1 / 5

Natal Luz

Nosso time de colaboradores se engaja para iluminar o Natal de muitas famílias carentes. Por meio do “Natal Luz”, arrecadamos presentes e cestas básicas para entregar nas comunidades onde atuamos.

Em 2020, dobramos a quantidade arrecadada em relação à 2019, deixando o Natal de muitas pessoas ainda mais feliz.

*Foto tirada antes da pandemia
1 / 5

Programa de trainee

Tanto para pessoas em formação como para recém-formados, nosso programa de trainee envolve o job rotation, em que os profissionais passam por diferentes áreas em nossa empresa e, posteriormente, se desenvolvem na sua área de atuação. Além de promover a diversidade de ideias, o programa de Trainee da Minerva Foods visa garantir a formação de profissionais, com conhecimentos e características específicas, e promover ainda mais inovação dentro da empresa. Acreditamos no potencial de jovens talentos e queremos fomentar o desenvolvimento profissional de cada um dos selecionados, preparando-os para os diferentes desafios que virão dentro e fora da organização

*Foto tirada antes da pandemia
1 / 5

Programa de estágio

Com o objetivo de contribuir para a formação dos jovens, nosso programa de estágio conta com uma jornada de desenvolvimento que envolve treinamentos, workshops, mentoria e projetos, onde eles aprendem e se desenvolvem em áreas específicas da Companhia.

Dedicação
ao Planeta

A nossa atuação está comprometida com a responsabilidade ambiental de ponta a ponta na cadeia pecuária

Na nossa visão, ter o ESG (environmental, social and corporate governance) como base de nossa gestão é fundamental em nosso negócio. Mais do que isso: é uma atitude com potencial de gerar impactos muito positivos para a humanidade.

Por essa razão, estamos sempre em busca da evolução constante nessa agenda, comprometidos com o futuro sustentável da alimentação do planeta. Para nós, a questão é tão importante que, em 2020, criamos o Comitê de Sustentabilidade com a presença das principais lideranças. Além do CEO e do CFO, o Comitê conta com executivos em postos-chaves da Companhia. Todos são movidos pelo objetivo de impulsionar a agenda de sustentabilidade da empresa que tem como base duas importantes iniciativas: a rastreabilidade de fornecedores e o combate ao desmatamento na América do Sul.

Para isso, contamos com uma tecnologia de monitoramento geoespacial, que nos permite acompanhar em tempo real a situação das fazendas fornecedoras da Minerva Foods. Isso garante que nossos produtos não estão relacionados com áreas desmatadas; áreas com embargo ambiental; sobreposição com Terras Indígenas e Unidades de Conservação.

Por meio dessa ferramenta, somos a primeira empresa no país a ter 100% dos fornecedores diretos mapeados na Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Todos esses territórios somados totalizam mais 11 milhões de hectares monitorados todos os dias no Brasil.

Além dos critérios mencionados, monitoramos a ocorrência de trabalho análogo à mão-de-obra escrava e infantil, através de consulta ao cadastro de empregadores que submeteram trabalhadores a condições acima citadas – que passam a integrar uma lista de fornecedores impedidos de comercialização com a Companhia.

Em 2020, de forma a contribuir com a implementação do Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado na Amazônia, incorporamos ao nosso sistema de monitoramento, o índice de produtividade para 100% das compras de gado que realizamos nos estados do bioma Amazônia. A partir desse critério, as propriedades que excederem o limite de 3 cabeças por hectare ao ano deverão apresentar a declaração de produtividade.

E o nosso trabalho de rastreabilidade da cadeia se estende pela América do Sul. No Paraguai, temos mais de 1.200 fazendas cadastradas na ferramenta de monitoramento geográfico, representando, em 2020, 75% de todo o gado monitorado por desmatamento ilegal, sobreposição a terras indígenas e a áreas de proteção ambiental. Isso quer dizer que monitoramos mais de 3 milhões de hectares em todo o território paraguaio.

Parte do nosso compromisso está em viabilizar uma evolução contínua dos sistemas de rastreabilidade territorial. A expectativa da Minerva Foods para 2021 é de que 100% dos animais sejam monitorados no Paraguai e, também, que a implantação do sistema de monitoramento seja iniciada na Colômbia.

FORNECEDORES INDIRETOS
O maior desafio de todo o setor é o monitoramento de fornecedores indiretos. Mas seguimos nossa atuação focando a prosperidade da cadeia e, de forma inovadora, fomos a primeira empresa do setor a testar e a integrar em nossos sistemas uma ferramenta de avaliação de riscos relacionados a fornecedores indiretos na Amazônia, o Visipec. Essa iniciativa tem o apoio de organizações como National Wildlife Federation, Amigos da Terra e da Wisconsin-Madison University. Os testes realizados apontaram mais de 99% de atendimento aos critérios de boas práticas definidos pelo Grupo de Trabalho dos Fornecedores Indiretos. E fomos  além! Em agosto de 2021, após os testes de calibragem e análises de resultados, foi possível antecipar, em 4 meses, a integração da ferramenta com nossos sistemas internos, o que tornou a Minerva a primeira Companhia do setor a incorporá-la em suas atividades.

Dessa forma, a Minerva Foods avança com seu monitoramento de fornecedores e possibilidade de alcançar sua meta de desmatamento ilegal zero até 2030, evidenciando o comprometimento no combate as mudanças climáticas e proteção dos ecossistemas.

Confira através da Linha do Tempo disponibilizada no link, o histórico do trabalho realizado!
Saiba mais em
Acordo de Cooperação Técnica e Testes
Nota: Para todos os testes realizados, dados disponíveis apenas para o nível de informação de propriedade rural, conforme disponível em bases de dados públicas - em atendimento às leis de proteção de dados.
SMGeo Prospec
Ainda relacionado ao desafio do monitoramento de fornecedores indiretos, antecipamos mais uma ação do nosso compromisso com a sustentabilidade e lançamos, em parceria com a empresa Niceplanet Geotecnologia, o aplicativo SMGeo Prospec para os produtores rurais de todo o Brasil, dando a possibilidade de consultarem a conformidade da sua cadeia de abastecimento por meio de análises socioambientais em todo o país.

O novo aplicativo utiliza a mesma tecnologia que nos garante a expertise em rastreabilidade e, sucessivamente, os melhores resultados entre os grandes players na avaliação do Ministério Público Federal, o principal e mais confiável procedimento de verificação de terceira parte da cadeia agropecuária. Dessa forma, compartilhamos com os produtores rurais a mesma base de dados utilizada para acompanhamento dos fornecedores e mapeamento de risco para todas as nossas comercializações.

Não conseguiu assistir ao evento de lançamento? Clique na imagem abaixo para conferir.

Mais uma ação frente ao Compromisso Minerva Foods com a Sustentabilidade. Para saber mais, clique
aqui.
PRODUÇÃO DE BAIXO CARBONO
Em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Corteva estamos desenvolvendo um programa de engajamento e atuação colaborativa com fornecedores na implementação da pecuária de baixo carbono. O programa visa aplicar a mais alta tecnologia disponível para mensurar o balanço de carbono nas propriedades fornecedoras, oferecer apoio técnico aos proprietários para implementação de práticas mais sustentáveis em suas fazendas e também os apoiar no ganho de eficiência na produção.

VALE DESTACAR!
Nosso sistema de monitoramento é auditado anualmente. No Brasil, é realizado com base nos compromissos assumidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Pecuária com o Ministério Público Federal; e com base no Compromisso Público da Pecuária. No Paraguai, também realizamos auditoria independente seguindo o compromisso assumido para o monitoramento das compras no país.

A Companhia possui os melhores resultados do setor, registrando 100% de atendimento na auditoria do Ministério Público Federal, a mais rigorosa do setor, e firmando seu posicionamento como a número um no combate as mudanças climáticas.

Mais uma ação frente ao Compromisso Minerva Foods com a Sustentabilidade. Para saber mais, clique
aqui.

PRODUÇÃO DE BAIXO CARBONO
Em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Corteva estamos desenvolvendo um programa de engajamento e atuação colaborativa com fornecedores na implementação da pecuária de baixo carbono. O programa visa aplicar a mais alta tecnologia disponível para mensurar o balanço de carbono nas propriedades fornecedoras, oferecer apoio técnico aos proprietários para implementação de práticas mais sustentáveis em suas fazendas e também os apoiar no ganho de eficiência na produção.

VALE DESTACAR!
Nosso sistema de monitoramento é auditado anualmente. No Brasil, é realizado com base nos compromissos assumidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Pecuária com o Ministério Público Federal; e com base no Compromisso Público da Pecuária. No Paraguai, também realizamos auditoria independente seguindo o compromisso assumido para o monitoramento das compras no país.

A Companhia possui os melhores resultados do setor, registrando 100% de atendimento na auditoria do Ministério Público Federal, a mais rigorosa do setor, e firmando seu posicionamento como a número um no combate as mudanças climáticas.

Principais Indicadores:

Consumo
de água
-10%
redução
As operações do Brasil registraram redução de -13,7% no consumo de água, e nos demais países a redução foi de -7,6% quando comparado a 2019.
Resíduos
Reciclados
4.2 mil
toneladas

Foram 2.584 toneladas recicladas no Brasil e 1.660 toneladas nos demais países.
Consumo
de Energia
100%
limpa
redução
A Companhia é a primeira empresa do setor a conquistas uma matriz energética 100% limpa e sustentável. Isso foi possível através da compra de certificados de energia renovável (I-RECs) advindos de matrizes eólica e hidrelétrica.
Gases de efeito
estufa
zero
redução
Zero emissões líquidas de gases do efeito estufa (GEE) de escopo 2.
Além disso, a Companhia deixou de emitir mais de 38 mil toneladas de CO2e através do plantio de árvores em áreas de reflorestamento.

Uso de Recursos Hídricos

A atenção ao uso responsável da água é permanente e vital para a sustentabilidade dos negócios. A Minerva Foods faz uso e tratamento dos recursos hídricos de acordo com os padrões estabelecidos pelas legislações locais e pelas licenças e outorgas obtidas. A adoção de ações para diminuição do consumo é difundida de forma participativa entre os colaboradores, que se tornam agentes de identificação de oportunidades de avanço na gestão e melhorias.

E as iniciativas estão rendendo frutos. Em 2020, conquistamos uma redução de 13,7% no consumo absoluto de água nas unidades do Brasil e de 7,6% nos demais países.
Esses dados representam o reflexo do esforço da Minerva Foods em empregar as melhores práticas no controle de consumo de água.

Com relação aos efluentes, a água residual é tratada e descartada de acordo com diretrizes dos órgãos reguladores e do licenciamento obtido. Os efluentes gerados nas unidades de produção, por exemplo, são encaminhados para uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) própria. Nestas estações, são feitos os tratamentos físico-químico e biológico das águas descartadas.

Com essas práticas, a companhia atende aos requisitos ambientais e aos parâmetros estabelecidos pela International Finance Corporation. Além disso, vem investindo em métodos mais sustentáveis de disposição do efluente tratado, como os sistemas de fertirrigação.

Nesses sistemas, o efluente tratado deixa de ser lançado em corpo hídrico e passa a ser utilizado para irrigação de pastagens. Entre os diversos benefícios ambientais, estão a prevenção da poluição de rios e a diminuição das emissões de GEE, uma vez que o pasto irrigado não recebe adubagem e deixa de emitir nitrogênio na atmosfera, além de se tornar mais fértil.

Nossos investimentos são significativos. A Minerva Foods investiu mais de R$ 14 milhões para melhorias nos tratamentos primário e secundário dos efluentes em suas unidades. Esse volume de aportes considera somente o período entre 2019 e 2020.

Gestão de
Resíduos

Todas as nossas unidades possuem Plano de Gerenciamento de Resíduos sólidos (PGRS), que contempla a separação, controle e destinação correta dos resíduos que são divididos em industriais, comuns e perigosos.


Realizamos ainda a compostagem dos resíduos gerados em maior volume nas plantas industriais, o rúmen e lodo proveniente das estações de tratamento de efluentes. No último ano, foram compostados mais de 47 mil toneladas de resíduos em todas as operações.


Além disso, a Companhia destinou mais de 4.200 toneladas de resíduos para reciclagem e adotou a logística reversa para as embalagens de seus produtos em alguns estados do Brasil e na Colômbia.

Controle de emissões

Todas as nossas atividades são monitoradas por protocolos rígidos, com resultados avaliados de forma sistemática.

Nosso compromisso em combater as mudanças do clima e proteger os ecossistemas está focado em um futuro de baixas emissões. Nesse sentido, os esforços relacionados à eficiência energética e ao controle de emissões de gases de efeito estufa (GEE) estão no centro de nossa estratégia sustentável e trabalhamos incansavelmente em estruturar ações capazes de reduzir, evitar e mitigar emissões GEE na atmosfera.

Desde 2014, desenvolvemos nosso Inventário Anual de Gases de Efeito Estufa com base na metodologia internacional de referência GHG Protocol, considerando todas as operações.
No último ano, zeramos as emissões de escopo 2 por meio da compra de Certificados de Energia Renovável (I-RECs) para todas as nossas operações, garantindo uma matriz energética limpa e sustentável. Além disso, removemos mais de 38 mil toneladas de CO2e através do plantio de árvores em áreas de reflorestamento e iniciamos a contabilização das emissões de escopo 3, incluindo as de viagens de negócio, transporte de gado e logística primária de produtos.  

Duas outras importantes conquistas que reforçam nossa atuação responsável com o meio ambiente são as entradas da Minerva Foods em carteiras relevantes da Bolsa de Valores, a B3.
A primeira delas é a do Índice Carbono Eficiente – ICO2, resultado do nosso compromisso no combate a mudanças climáticas e consequente redução de emissão de gases de efeito estufa; e a segunda, no Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE, reforçando o nosso compromisso com o avanço da agenda de sustentabilidade para agregar valor aos investidores.

Nossa performance:

Emissões Absolutas de Gases do Efeito Estufa (GEE) – tCO2e

Intensidade das emissões de Gases do Efeito Estufa – (tCO2e/t produzida)

Você sabia?


Por meio de nossa subsidiária Athena Foods, em 2020, adquirimos a unidade produtiva de Bucaramanga, na Colômbia. Nessa planta, possuímos 1.471 painéis solares instalados na área dos currais, produzindo cerca de 1.965 KW/h de energia renovável e reduzindo a emissão de 205 toneladas métricas de CO2 anualmente. A energia produzida por esse sistema equivale a 10% do consumo da unidade.

Gerenciamento de Impactos na Cadeia de Valor

Qualidade do produto e Respeito
com a vida

Uma atuação pautada nos melhores padrões globais de produção alimentar

Mantemos rígido controle de qualidade, preservando a saúde do gado e a segurança dos consumidores

Costumamos dizer que do campo à mesa, temos o compromisso de garantir qualidade e segurança dos alimentos em todo o ciclo de produção.

No Brasil e demais países da América do Sul onde estamos presentes, a qualidade da carne bovina que produzimos é atestada por diversos protocolos internacionais. Entre eles estão as normas British Retail Consortium Global Standard (BRCGS), que é reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI).

Em 2020, toda a operação no Brasil foi realizada em unidades devidamente certificadas por uma organização independente, em conformidade com normas internacionalmente reconhecidas na gestão e segurança de alimentos.

Paraguai e Uruguai também chegaram aos 100% de certificação da produção. Na Argentina, 92,5% da produção é feita em unidades que possuem certificações reconhecidas. Na Colômbia, foram obtidos índices próximos do 100%.

Evidência da excelência do sistema de gestão da qualidade é que, no último ano, a Companhia manteve todas as suas habilitações para exportação a diferentes mercados, estando presente em mais de 100 países ao redor do mundo. Também não registramos recalls de produtos em nenhuma origem.

Ferramentas

A Minerva Foods usa diversos mecanismos de controle para assegurar a qualidade de sua produção.

Conheça alguns:

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP, na sigla em inglês) – O objetivo é observar a segurança e integridade em todos os elos da cadeia de produção;

Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO) – Determina todos os procedimentos de higiene;

Procedimento Sanitário Operacional (PSO) – Garante a produção de alimentos com qualidade, segurança e livres de qualquer tipo de contaminação.

Boas Práticas de Fabricação (BPF) – Como o nome já diz, são adotados procedimentos para a saúde do consumidor, do colaborador e do próprio meio ambiente;

Bem-Estar Animal (BEA) - Mecanismos de manejo que garantem o bem-estar do gado, no seu abate e em toda a cadeia produtiva.

Rastreabilidade do Produto

A cadeia de valor da Minerva Foods envolve:  o abate de bovinos; elaboração de produtos processados de bovinos, suínos e frangos de corte; fornecimento de insumos para ingredientes com base em matéria-prima bovina; realiza a distribuição de produtos embalados e congelados de marcas próprias e outras marcas de matérias-primas de bovinos, suínos, frangos de corte, ovinos e peixes e atua também no transporte de gado vivo. Todas as operações e estrutura de negócios estão pautadas em práticas responsáveis de governança em bem-estar animal. Abaixo um resumo das operações da Minerva Foods envolvendo as diferentes espécies animais:

Espécie

Abate

Processamento do produto

Ingredientes

Distribuição

% total da cadeia

Países

Bovinos

X

X

X

X

93,43

Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Uruguai

Frango de corte

X

X

1,34

Brasil, Argentina

Suínos

X

X

0,87

Brasil, Argentina

Ovinos

X

0,5

Brasil, Paraguai

Peixes

X

0,31

Brasil, Argentina, Paraguai


Em 2020, lançamos o QR Code nas embalagens de nossa linha Estância 92 e, em 2021, para a Minerva Angus. Com ele, levamos ao consumidor uma nova experiência que vai além da qualidade e sabor de nossos produtos.

Ao escanear a imagem, é possível ter acesso a informações sobre a origem dos animais e o sistema de produção adotado, dados sobre certificações de qualidade, acesso aos resultados de auditorias de Sustentabilidade, além das características do corte.

Programa de
Bem-estar Animal

Não toleramos abusos, negligência e maus-tratos e adotamos procedimentos fundamentados em protocolos reconhecidos internacionalmente.

Bem-estar animal:
princípio fundamental em
nossa operação

Como atuamos

A preocupação com o bem-estar animal é um dos pontos centrais na atuação da Minerva Foods.

Nossos cuidados começam no processo de aquisição do gado e prosseguem com rigorosas avaliações de manejo e aplicação de boas práticas nas rotinas da indústria e controle de fornecedores. Mantemos uma política de tolerância zero com abuso, negligência ou maus-tratos aos animais, com aplicação de políticas de consequência em casos de desvios.

Além de seguir as leis vigentes dos países onde operamos, nossa atuação é fundamentada em códigos e protocolos reconhecidos internacionalmente. Somos orientados por legislações como o Regulamento 1.099, da União Europeia; o Protocolo da North American Meat Institute (NAMI), dos Estados Unidos; e os Regulamentos de Rastreabilidade da União Europeia e Chile. 

Seguimos as premissas dos cinco domínios do bem-estar animal recomendados pelo Farm Animal Welfare Committee (FAWC).

   1- Nutrição: água e comida suficientes
   2- Ambiente: instalações confortáveis e agradáveis
   3- Saúde: garantia da saúde, da aptidão e ausência de lesões
   4- Comportamento: expressão de comportamentos
   5- Sentimentos: ausência de estresse

Com o objetivo de reforçar esse propósito, a Minerva Foods lançou, em 2020, o Programa de Bem-Estar Animal. Suas diretrizes estabelecem uma série de procedimentos e controles – nas fazendas, durante o transporte e nas unidades produtivas.

Para tomadas de decisões mais ágeis e assertivas, a Companhia criou o Comitê de Bem-Estar Animal (BEA). Esse grupo reúne lideranças ligadas a áreas como originação, logística, qualidade, bem-estar animal e comunicação. Todos têm a missão de definir as ações de aperfeiçoamento e os investimentos em medidas efetivas para a melhoria dos procedimentos de manejo. Em todas as unidades de produção, treinamos todos os envolvidos na operação e promovemos ações para verificar a conformidade das rotinas. Adicionalmente, contamos com profissionais dedicados ao Bem-Estar Animal em todas as nossas unidades produtivas.

Ao longo de 2020, investimos mais de R$ 1 milhão em atividades e ações voltadas exclusivamente ao bem-estar animal. Passamos ainda a monitorar 42 indicadores – 17 a mais que no ano anterior – considerando os principais processos, como manejo de embarque nas fazendas, transporte, desembarque, instalações, entre outros.

Nossas unidades produtivas no Brasil, Paraguai, Uruguai, e as plantas de Rosário e Pilar, na Argentina, seguem o protocolo de certificação de Bem-Estar Animal do NAMI (North American Meat Institut) de autoria da renomada Drª. Temple Grandin. O reconhecimento visa assegurar o Bem-Estar Animal através do manejo adequado, sendo regido por auditores creditados pela Professional Animal Auditor Certification Organization (PAACO), que garantem condições de manejo humanitário, resultando em qualidade e agregando valor ao produto.  A Média de atendimento aos critérios do protocolo em 2020 foi de 99%, índice de excelência.

Nossas operações no Brasil, Paraguai e Uruguai, também possuem certificados de produção orgânica que leva em consideração rigorosos padrões de bem-estar animal nas unidades certificadas.

Em 2020, a Companhia atingiu o nível 3 no ranking The Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), o que constata a maturidade e a efetividade em disseminar as melhores práticas para todas as operações.

Nossos Animais

Todos os bovinos adquiridos pela Minerva Foods são criados com liberdade de movimentação e comportamento gregário mantido e respeitado em todas as etapas da cadeia.

Os lotes de animais recebidos nas unidades da Minerva Foods são acompanhados por uma Declaração do Produtor e pela Carta de Garantia confirmando o não uso de hormônios e antibióticos, além de toda a descrição dos medicamentos veterinários utilizados em cada animal, respectivamente. 100% dos lotes devem vir acompanhados de documentação com informações sobre os animais que serão abatidos, como a administração de medicamentos e ausência de aplicação de alguns antiparasitários.

Cadeia de Fornecimento

Para engajamento e garantia do atendimento da política de bem-estar animal pelos nossos fornecedores de matérias-primas e ingredientes de origem animal, a Minerva Foods implementou a “Declaração de Atendimento aos Critérios socioambientais, compliance e bem-estar animal”. A verificação da aderência as diretrizes vêm sendo feita anualmente através de questionários e visitas técnicas.

Para apoio aos fornecedores de gado, na implementação de procedimentos de bem-estar animal, qualidade e sustentabilidade, a Companhia desenvolve uma série de ações participativas dentro do âmbito do programa Laço de Confiança. Dentre essas ações, estão os eventos “Falando de Pecuária” que, em reuniões periódicas, tratam temas técnicos da produção pecuária, garantia do bem-estar dos animais em todas as etapas da cadeia e temas de sustentabilidade, como desmatamento, tratamento de resíduos e consumo de recursos naturais.

Ademais, a Minerva Foods desenvolve periodicamente, materiais de apoio aos pecuaristas fornecedores com intuito de disseminar as melhores práticas de bem-estar animal ao longo de toda a cadeia. Acesse aqui.

Para os fornecedores das demais matérias-primas de origem animal, a Minerva Foods tem o bem-estar animal como requisito-chave em contratos comerciais, sendo este passível de rescisão em casos de não cumprimento de sua política.

Treinamento de Pessoal

Uma das principais diretrizes da Minerva Foods para preservar o bem-estar do animal é o treinamento de equipes.

Com periodicidade semestral, nossos processos de capacitação são dirigidos a todos os profissionais que lidam com o manejo do gado vivo e motoristas de caminhões boiadeiros. As equipes coorporativas de Qualidade, Compra Gado e Sustentabilidade também são frequentemente treinadas por meio de palestras, oficinas e congressos nacionais.  

Com a presença de consultores externos, essas campanhas têm a finalidade de consolidar a cultura do bem-estar do animal.

Em 2020, devido à pandemia, os treinamentos foram realizados em canais online, mas seguiram constantes: ao longo do ano foram realizados 466 treinamentos de bem-estar animal, registrando a participação de 460 colaboradores e 1.158 terceiros, como motoristas e fornecedores.
Outra iniciativa desenvolvida pela Minerva Foods, no ano de 2021, visando à conscientização quanto ao bem-estar animal para o público em geral foi o Webinar, realizado em parceria com a empresa QIMA WQS, sobre o tema “Bem-estar Animal e Sustentabilidade”. Neste evento contamos com a participação de nossa Coordenadora de Bem-estar Animal Tâmara Duarte Borges que reportou em detalhe as ações pioneiras da Minerva Foods no tema. O evento contou com mais de 100 participantes nacionais e internacionais. Maiores informações link: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6802937515897577472

Também, com intuito de consolidar a cultura do bem-estar animal na Companhia, no mês Julho de 2021 durante a “Semana do Meio Ambiente”, convidamos o Prof. Dr. Mateus Paranhos da Costa, um dos mais renomados pesquisadores da área, a proferir duas palestras para nossos colaboradores da Minerva Foods e Athena Foods, abordando o assunto, “Um bem-estar: o conceito e sua aplicação”. Os colaboradores acompanharam a palestra e, ao final, tivemos uma mesa redonda para sanar as principais dúvidas. Para mais informações, acesse o link: https://www.minervafoods.com/noticias/na-semana-do-meio-ambiente-professor-mateus-paranhos-destaca-a-importancia-de-um-bem-estar-para-todos/

Inovação: um pilar na estratégia de negócios

A inovação é um dos cinco valores essenciais da Minerva Foods.

Queremos aprimorar nossos métodos de gestão, maximizar as oportunidades e avançar na cadeia de valor da indústria. Para seguir nesse objetivo, em 2020, criamos uma área dedicada a planejar nossas ações, com foco em negócios de valor agregado, conquistando mercado em novos nichos – a Área de Inovação.

No último ano, estruturamos diversas ações de tecnologia focadas no consumidor final, com destaque para as plataformas de e-commerce e marketplace. Também foram adotadas novas ferramentas de análise de verificação de dados avançados.

E para continuarmos crescendo e avançando no campo da inovação, criamos uma estrutura dedicada ao tema e já realizamos nossas primeiras ações de venture capital – investimentos em startups e empresas de tecnologia com potencial de ajudar a Companhia a dar um salto tecnológico, de forma integrada às cadeias de valor.

Com o investimento de US$ 4 milhões, a primeira delas foi a aquisição de participação na Clara Foods, startup de alimentos sediada em São Francisco (Estados Unidos), que cria produtos proteicos baseados em fermentação, isentos de proteína animal. A startup utiliza ingredientes livres de pesticidas, antibióticos e conservantes, além de consumir menos água e energia - atuação em linha com a nossa estratégia de sustentabilidade.

O segundo importante marco da área foi a celebração do memorando de entendimentos com a Amyris. O objetivo é criar uma joint venture voltada ao desenvolvimento de produtos diversos, especialmente no segmento de proteínas recombinadas via processo de fermentação e isentas de proteína animal, incluindo conservantes de fermentação natural que permitem mudanças significativas no processo de armazenamento e transporte de carne bovina.


Além disso, a Minerva Foods trabalha junto à Universidades para promover estudos objetivando melhorias contínuas no bem-estar dos animais de produção. Projetos envolvem tanto a área de originação, quanto melhorias de instalações e operações nas unidades, além de elaboração de material didático de orientação. Trabalhos desenvolvidos em parcerias com a Minerva Foods:
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/bem-estar-animal/arquivos/RelatorioCNPQGRUPOETCO.pdf

https://www.minervafoods.com/wp-content/uploads/2021/04/Cartilha_Ebook_BemEstar_Animal_MinervaFoods2021.pdf

Palavra
do Diretor

Nosso compromisso com a sustentabilidade está refletido em todos os elos de valor da produção de alimentos, de família para família, do campo à mesa de clientes em todo o mundo.
Taciano Custódio
Diretor de Sustentabilidade
da Minerva Foods

Palavra
do Diretor

Nosso compromisso com a sustentabilidade está refletido em todos os elos de valor da produção de alimentos, de família para família, do campo à mesa de clientes em todo
o mundo.
Taciano Custódio
Diretor de Sustentabilidade
da Minerva Foods

Relatórios