Voltar ao topo

Administração Sólida
e Comprometida

‘;
Nossa atuação está pautada nas melhores práticas de governança e gestão de riscos, com garantia da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Ética e Integridade

Trabalhamos para disseminar diretrizes de ética e integridade em toda a nossa cadeia produtiva e adotamos essas premissas em todas as relações com parceiros e no mercado de negócios.

Os procedimentos internos de integridade são conduzidos por área dedicada exclusivamente ao tema e com prestação de contas ao Conselho de Administração, atuando como promotora e garantidora da correta aplicação do Código de Ética – Guia de Conduta e demais políticas internas.

Através do nosso Programa de Integridade e com respaldo do Comitê de Ética e Integridade, garantimos a correta comunicação e tratativas sobre quaisquer problemas, infrações, não conformidades ou violações do nosso Código de Ética-Guia de Conduta, da legislação e normas locais.

Todos os nossos colaboradores recebem treinamento sobre nossas diretrizes de ética e integridade no momento de sua integração à Companhia e anualmente, também realizamos capacitações sobre nossas políticas de anticorrupção, prevenção à ocorrência de conflitos de interesses e prevenção à lavagem de dinheiro, para a liderança de todas as operações e para os colaboradores dos setores administrativos.

Conheça nossas diretrizes na seção Nossas Políticas.

Nossos parceiros de negócio também são informados de nossas diretrizes através de declaração específica, e possuímos ferramenta interna de diligência para mapear possíveis riscos em nossas relações com fornecedores, clientes e outros parceiros.

Mais informações sobre a gestão de ética e integridade estão disponíveis em Ética e Compliance em nosso site institucional.

Governança Corporativa


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /app/wordpress/wp-content/themes/minerva-sustentabilidade/template-parts/blocks/anchor_title.php on line 85

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /app/wordpress/wp-content/themes/minerva-sustentabilidade/template-parts/blocks/anchor_title.php on line 96

A adesão a padrões nacionais e internacionais de governança corporativa está entre nossas premissas para com nossos acionistas, investidores e demais públicos de relacionamento. Na condição de companhia listada no Novo Mercado da bolsa de valores brasileira (B3), segmento mais exigente quanto às práticas de governança, seguimos as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e atuamos em linha com a Lei nº 6.404/76, além de adotar as recomendações do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Dentre as boas práticas de governança que desenvolvemos, estão:

Presença de membros independentes no Conselho de Administração – ao menos 20%, conforme regras do Novo Mercado

Políticas de Indicação de membros do Conselho de Administração, dos Comitês e da Diretoria Estatutária

Segregação de funções entre os cargos de diretor-presidente e presidente do Conselho de Administração

Política de Avaliação de Desempenho voltada ao Conselho de Administração e à Diretoria Estatutária

Regime de alçadas disposto em atribuições do Conselho de Administração e Diretores, registrado em regimentos internos dos organismos de governança.

Nossos processos decisórios têm como a mais elevada instância de governança o Conselho de Administração e a ele se somam os comitês de assessoramento, o Conselho Fiscal e as Diretorias-Executivas (estatutária e não estatutária). Conheça a seguir.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é a nossa maior instância de governança e tem como principais papéis, determinar políticas e diretrizes de negócios, supervisionar a atuação da Diretoria, monitorar a implantação do plano de negócios, contratar auditores independentes, eleger e destituir membros da diretoria. Possui dez membros, sendo dois independentes, que se reúnem trimestralmente para deliberações. Os membros do nosso Conselho possuem experiência, vivência e conhecimento dos segmentos de atuação da Minerva Foods e da indústria de alimentos.

Membros do Conselho de Administração
Cargo
Norberto Lanzara Giangrande Jr.
Presidente
Abdulaziz Saleh Al-Rebdi
Vice-Presidente
Frederico Alcântara de Queiroz
Vice-Presidente
Baker Almohana
Conselheiro
Alexandre Lahoz Mendonça de Barros
Conselheiro
Suzanne Karen Camargo de Colón
Conselheiro
Sergio Carvalho Mandim Fonseca
Conselheiro
Mohammed Mansour A. Almousa
Conselheiro
José Luiz Rêgo Glaser
Conselheiro Independente
Gabriel Jaramillo Sanint
Conselheiro Independente
Rafael Vicentini de Queiroz
Membro Suplente

Conselho Fiscal

Dentre as responsabilidades do Conselho Fiscal estão a fiscalização das atividades da alta administração e verificação das demonstrações fiscais da Companhia, de forma independente, analisando trimestralmente nossos balanços e demonstrações financeiras. Atualmente, o Conselho Fiscal possui seis membros, três deles independentes e as reuniões ordinárias são realizadas trimestralmente.

Membro do Conselho Fiscal
Cargo
Dorival Antônio Bianchi
Membro Efetivo
Franklin Saldanha Neiva Filho
Membro Efetivo
Luiz Manoel Gomes Júnior
Membro Efetivo
Marcelo Scaff Padilha
Membro Suplente
Ricardo Alves de Oliveira
Membro Suplente
Pedro Teixeira Dall‘agnol
Membro Suplente

Diretoria Estatutária

Os membros da Diretoria Estatutária são responsáveis por executar, representar legalmente e promover a organização interna dos planos táticos de execução da estratégia corporativa. Possuem reconhecida experiência no setor do agronegócio.

Membros da Diretoria Estatutária
Cargo
Fernando Galletti de Queiroz
Diretor Presidente
Wagner José Augusto
Diretor de Suprimentos
Luis Ricardo Alves Luz
Diretor de Operações
Frederico Alcântara de Queiroz
Diretor Executivo
Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho
Diretor de Relações com Investidores e Finanças
Francisco de Assis Ferreira Filho
Diretor Executivo

O processo de avaliação de desempenho dos órgãos de governança é realizado anualmente pelo departamento de Recursos Humanos ou consultoria independente, feito por meio de entrevistas com o órgão administrativo e com os integrantes de forma individual, além de ser regulamentado por política específica.

Política de Avaliação de Desempenho
Download em pdf

Comitês de Assessoramento

Comitê Financeiro
e de Riscos

 

Apoia o Conselho de Administração na análise de riscos aos quais a Minerva Foods está exposta e que tenham capacidade de afetar sua perenidade e seus resultados e operações.

Comitê Estratégico e de
Investimentos

 

Tem como função assessorar o Conselho de Administração na análise sobre propostas de oportunidades de negócios, modificações na estratégia e decisões de alocação de capital.

Comitê de
Desenvolvimento
Pessoal e Organizacional

 

Respalda decisões e análises do Conselho a respeito de práticas de recrutamento, remuneração e desenvolvimento de pessoas, entre outras pautas de recursos humanos.

Os regimentos dos Conselhos de Administração e Fiscal, da Diretoria e dos comitês de assessoramento, encontram disponíveis no site de Relações com Investidores, bem como a expertise e outras informações detalhadas sobre nossos conselheiros e membros dos órgãos de governança. 

Gestão de Riscos


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /app/wordpress/wp-content/themes/minerva-sustentabilidade/template-parts/blocks/anchor_title.php on line 85

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /app/wordpress/wp-content/themes/minerva-sustentabilidade/template-parts/blocks/anchor_title.php on line 96

A gestão de riscos é instrumento fundamental de garantia da eficiência operacional, da segurança e saúde de colaboradores, da conformidade socioambiental, dos padrões de qualidade e segurança sanitária e da própria resiliência e perenidade do negócio.

A gestão do tema possui envolvimento direto do Conselho de Administração, tendo o Comitê Financeiro e de Riscos como um órgão de assessoramento não estatutário, capaz de avaliar cenários, examinar os fatores a que a Companhia está exposta e emitir pareceres sobre tópicos críticos para a reputação, a integridade e a continuidade dos negócios.

Política de Gerenciamento de Riscos

Download em pdf

Confira, a seguir, alguns dos principais riscos que monitoramos e as ações de mitigação implementadas:

Riscos Financeiros

São os riscos relacionados ao nível de endividamento, à liquidez e ao acesso a crédito e financiamentos, impactando a solidez da estrutura de capital. Gerenciamos esses riscos através do controle do endividamento; ganhos de receitas com eficiência na alocação de capital; adoção de emissão de títulos e operações financeiras que garantam disponibilidade de recursos; análise de possibilidade de inadimplência; e definição, pelo Conselho de Administração, do nível de proteção (hedge) da dívida de longo prazo. 

Riscos Operacionais

Abrangem controles relacionados à segurança, eficiência e resiliência das unidades industriais, considerando o equilíbrio entre produção, oferta e demanda. Para gerenciá-los adotamos o Beef Desk, onde um grupo multidisciplinar se reúne para avaliar as forças de mercado, reflexos nas curvas de preços de insumos e produtos e mudanças em commodities sob coordenação da equipe de Inteligência de Mercado. Além disso, no âmbito da gestão de riscos, estão as choice meetings, reuniões semanais para decisões de alocação e desmonte de matéria-prima. 

Riscos de Mercado

Estão ligados à concentração de mercado, à mudança do perfil dos clientes globais e à necessidade de alterações relevantes no portfólio e nos processos produtivos da Companhia. Por meio da diversidade geográfica e do cuidado com o atendimento das necessidades dos mercados, buscamos reduzir a exposição e garantir previsibilidade na geração de caixa, bem como explorar novas oportunidades de crescimento por meio das ações da área de Inovação.

Socioambientais

Riscos associados ao não cumprimento de normas e leis socioambientais, podendo gerar multas, sanções e penalizações, bem como fatores associados ao não atendimento da legislação trabalhista nas operações próprias e na cadeia de valor, com impacto sobre os negócios e em nossa imagem e reputação. Para mitigá-los, temos realizado investimentos em melhorias nos controles ambientais, fundiários e trabalhistas de nossos fornecedores; no desenvolvimento de tecnologias próprias para monitorar a eficiência e conformidade ambiental das unidades industriais; em controles de saúde, segurança e condições de bem-estar dos colaboradores; e no desenvolvimento de programas de apoio as comunidades.

Mudanças climáticas

São os riscos atrelados a eventos e condições climáticas adversas e/ou extremas que podem afetar os ciclos de commodities, os custos de produção, a integridade dos ativos rurais e industriais e a nossa cadeia produtiva, bem como a disponibilidade de gado e proteína animal. Escassez de água, mudanças nos padrões de chuvas, variações de temperaturas, enchentes, desmatamento, queimadas e emissões de gases do efeito estufa estão entre os fatores que podem produzir implicações financeiras para a Minerva Foods.

Para gerenciar, em nossas operações monitoramos as emissões de gases do efeito estufa através de inventário anual que segue a metodologia GHG Protocol. Com base no perfil de emissões são definidas ações de mitigação e melhoria de sistemas e processos. Para monitoramento de nossa cadeia de fornecimento, possuímos sistema geoespacial para verificação da ocorrência de desmatamento, invasão a terras indígenas e áreas de proteção ambiental. Implementamos, em ação pioneira no setor, uma ferramenta de monitoramento de fornecedores indiretos e desenvolvemos um aplicativo que disponibiliza essa mesma tecnologia para uso de nossos fornecedores. Ademais, criamos o programa Renove, para atuação colaborativa com a cadeia de fornecimento, na mensuração do balanço de carbono nas propriedades.

Confira mais informações sobre nossas ações de combate as mudanças climáticas.

Dedicação ao planeta

Conteúdos Relacionados

 

Nossa Estratégia

Compromisso
com a Sustentabilidade

Indicadores