Voltar ao topo

Prosperidade da
Nossa Gente

‘;
A Minerva Foods tem, em sua identidade, o comprometimento com o futuro sustentável da alimentação do planeta. Para isso, ancoramos atitudes, ideias e condutas de nosso time na adesão aos valores do negócio: Orientação para Resultados, Comprometimento, Sustentabilidade, Inovação e Reconhecimento.

Nossos Colaboradores

Buscamos um ambiente de trabalho seguro e de bem-estar, que promove capacitação, iniciativas para a melhoria da qualidade de vida e um conjunto de instrumentos baseados no Código de Ética – Guia de Conduta e nas legislações trabalhistas para nossos mais de 21 mil colaboradores ao redor do mundo.

Conheça nosso Código de Ética – Guia de Conduta
Download em PDF

Nossas operações passam por processos de certificações de responsabilidade social, como a SMETA, que tem por objetivo atestar que estamos atuando de acordo com as exigências dos padrões nacionais e internacionais relacionados a aspectos sociais, ambientais e de saúde e segurança ocupacional.

Todas as nossas unidades contam com avaliações de impactos socioambientais, comitês e processos de consulta à comunidade, conselhos de trabalho e comissões e mecanismos para queixas e reclamações.

O Canal Conexão Minerva, ouvidoria para público interno e externo, é o nosso principal instrumento de comunicação para recebimento de denúncias, elogios e sugestões. Está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, é administrado por empresa terceira, além de oferecer a opção de relato anônimo se o solicitante assim desejar.

A pluralidade está presente em nosso do dia a dia por estarmos inseridos em diferentes localidades, com diferentes culturas, e nossa premissa de respeito as pessoas, incluindo colaboradores, comunidades e demais stakeholders, não permite qualquer forma de discriminação.

Nossos processos de contratação e remuneração seguem a legislação trabalhista e procedimentos e normas internas e não fazem distinção de gênero, idade, raça e/ou qualquer outro aspecto.

Programa
Estar Bem

O Programa Estar Bem, lançado em 2021, é um conjunto de ações de apoio e fomento à qualidade de vida dos colaboradores e suas famílias para reforçar o bom relacionamento com nossa força de trabalho, promovendo um ambiente saudável, seguro e de bem-estar. O programa também endereça alguns aprendizados desse período de pandemia, que reforçou a preocupação com a saúde física e emocional das pessoas.

A iniciativa conta com o aplicativo Dr. AON no Brasil e Telemedicina Orientada nos outros países, que oferece serviços de telemedicina baseados no conceito de médico da família, responsável por acompanhar a saúde dos colaboradores, focar em medidas preventivas e receber apoio de especialistas quando necessário. O Estar Bem ainda conta com o Programa de Apoio ao Colaborador – PAC no Brasil (Employe Assistence Program- EAP nos outros países), que oferece apoios psicológicos e sociais e outros serviços como orientação financeira e jurídica.

Em 2021, foram realizadas mais de 1300 teleconsultas e mais de 6400 atendimentos através do programa

42 mil vidas* foram beneficiadas pelo Estar Bem em todas as operações da Minerva Foods

*Programa é destinado aos colaboradores e familiares.

Desenvolvimento de Pessoas

A criação de um comitê para análise focada nos aspectos de gestão de pessoas, incluindo o desenvolvimento delas, tem gerado resultados positivos na qualidade do ambiente de trabalho e na retenção de nossos talentos.

Lançamos uma plataforma de ensino à distância (EAD) que reúne diferentes trilhas de desenvolvimento para facilitar o processo de aprendizagem com autonomia e acesso via computadores ou dispositivos móveis.

Dentro do nosso Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), aplicamos módulos de treinamentos variados (Comunicação, Liderança Situacional, Tomada de decisões, Cultura organizacional, entre outros), que beneficiaram mais de 1.300 gestores.

Para apoiar os jovens no ingresso ao mercado de trabalho, possuímos programas de Trainees, Estágio e Jovens Aprendizes. Estes programas são desenhados para incentivar o desenvolvimento profissional e o interesse de jovens pelo setor agropecuário e contribuir com a geração de empregos nas comunidades em que atuamos.

Saúde e Segurança do Trabalhador

Observamos as boas práticas nacionais e internacionais para executar os planos e programas voltados à saúde e segurança dos trabalhadores, superando requisitos legais dos países em que atuamos. Nosso sistema de gestão garante que todas as atividades sejam investigadas e avaliadas por profissionais especializados, a fim de detectar riscos – quaisquer ocorrências com potencial de impacto são atendidas por planos de assistência a emergências.

Os desempenhos são avaliados sistemicamente por meio de comitês específicos de recursos humanos e comitês de segurança de forma a avaliar, mensurar e agir para garantir a evolução do sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho.

Para garantia da saúde, na Minerva Foods, 100% das operações industriais contam com ambulatórios com médicos do trabalho, enfermeiros, técnicos em enfermagem, ergonomistas e fonoaudiólogos ou serviços terceiros.

Em 2021, mais uma vez, desenvolvemos campanhas de vacinação contra gripe para nossos colaboradores em todos os países onde atuamos

Ao todo, foram administradas mais de 11 mil vacinas tetravalentes contra influenza
e H1N1
de forma totalmente gratuita.

Em 2021:
Mais de 52 mil diálogos de segurança foram aplicados

Mais de 1.800 auditorias internas foram realizadas nos setores

Responsabilidade Social

Nós acreditamos que a empresa do futuro vai além de seus negócios, com olhar atento às pessoas.

Possuímos o compromisso de promover o desenvolvimento das comunidades nos locais onde atuamos, diminuindo as desigualdades e criando mais oportunidades.

Atuamos na promoção dos Direitos Humanos em toda nossa cadeia, pautados pelo nosso Código de Ética – Guia de Conduta e pelos Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos.

Somos participantes do Pacto Global das Nações Unidas e estamos comprometidos com engajamento de nossa cadeia em seus dez princípios pautados nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Possuímos um grupo de trabalho multidisplinar voltado para disseminação dos princípios interna e externamente, e para desenvolvimento da agenda dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Página de Participante

Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Desde 2005, somos signatários da iniciativa brasileira, que é desenvolvida com base em dez compromissos para evitar e combater a mão-de-obra análoga à escravidão em sua rede de fornecedores. O desempenho dessas ações é acompanhado anualmente pelo Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, o InPacto.

Além de cumprir rigorosamente a legislação trabalhista e garantir todos os direitos a seus colaboradores e prestadores de serviço, possuímos o tema como critério de formalização de parcerias com fornecedores de gado, seu principal insumo. Aqueles fornecedores que estejam relacionados no Cadastro de Empregadores que Submeteram Trabalhadores à Condições Análogas a de Escravo (conhecido como “Lista Suja”) são impedidos de comercializar com a Companhia. Em 2021, esse processo de consulta foi expandido também para o processo de formalização de contratos com outros parceiros de negócio. Foi implantada uma ferramenta de due dilligence, que, no ato do cadastro, verifica a conformidade trabalhista.

Uma campanha de engajamento com fornecedores, clientes e outros parceiros de negócio vêm sendo desenvolvida trimestralmente para conscientização e incentivo da adoção de critérios de monitoramento da regularidade trabalhista e da adoção da consulta ao cadastro de empregadores (Lista Suja).

Mais de 5.000 parceiros foram envolvidos na campanha do último ano.

Conheça o Pacto
Download em pdf

Investimento Social

Como líder em exportação de carne bovina na América do Sul, contribuímos para alimentar o mundo, beneficiando 36 cidades – de pequeno e médio porte – nas regiões onde atuamos.

Conheça alguns de nossos projetos e iniciativas.

Educar para transformar

O programa Educar para Transformar, que promove a educação inclusiva com a doação de kits de material escolar aos filhos de colaboradores e crianças matriculadas na rede pública de ensino. Em 2021, foram beneficiadas mais de 8,6 mil crianças filhas de colaboradores e estudantes das escolas localizadas nas cidades onde atuamos.

Projeto Arrastão

O Projeto Arrastão é uma organização sem fins lucrativos que faz o acolhimento e dá suporte às famílias da região do Campo Limpo, oferecendo programas nas áreas de educação, cultura, geração de renda e qualidade de vida. A Minerva Foods é parceira do projeto e realiza doações mensais de 300 kg de carne usados para o preparo e fornecimento de 3,5 mil refeições diárias aos atendidos.

Operação Acolhida

A operação é uma estratégia do governo federal para a interiorização de venezuelanos em situação de vulnerabilidade social. A Minerva Foods aderiu ao projeto em 2019 e desde então, temos apoiado a iniciativa com a contratação de profissionais para atuar em suas unidades industriais e disponibilizamos moradia para eles e suas famílias por três meses, alimentação, kit de higiene, dentre outros. Em 2021, um grupo de 33 venezuelanos foi contratado na unidade de Paranatinga (MT) e, em 2019 e 2020, contratamos mais 47 trabalhadores para atuar na operação de Rolim de Moura (RO).

Projeto de Assistência às Comunidades Rurais (PASCOR)

Com o PASCOR, oferecemos cursos de capacitação para que seja fomentada a diversificação de renda das populações residentes nas proximidades de nossas operações no Pará. São realizados diversos cursos, entre eles, oficinas de confecção de máscaras e produção de detergentes artesanais.

Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Uma iniciativa para capacitação de profissionais, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Em parceria com a Prefeitura de Barretos, desde 2016, inauguramos duas salas de aula, construídas no Centro Municipal de Reabilitação Solange Lana de Ávila, para a realização de cursos gratuitos voltados a pessoas com deficiência. Os participantes recebem treinamentos técnicos, teóricos e práticos, em dois módulos e têm a possibilidade de integrar o quadro de colaboradores da Companhia.

Campanha do Agasalho

A mobilização dos nossos funcionários também amplia as ações sociais. Realizada anualmente, a ação de arrecadação e doação de agasalhos e cobertores reuniu 7,2 mil peças em diferentes unidades no Brasil, em 2021, destinadas a instituições comunitárias.

Nossa unidade no Paraguai também contou com a contribuição de seus colaboradores em uma campanha que arrecadou 100 kg de roupas e 200 brinquedos. Ainda no Paraguai, doamos 600 kg de carne para o gabinete da primeira-dama do país e seus programas sociais. No Uruguai, a doação somou 22 mil kg de carne

Enfrentamento à COVID-19

Desde o início de 2020, temos monitorado riscos sanitários e de mercado associados ao surgimento da doença nas diversas localidades onde estamos presentes.

Nossos protocolos, criados com apoio da consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein e submetido à análise voluntária dos órgãos sanitários e legais no Brasil, seguem medidas para garantir o distanciamento adequado dos profissionais nas unidades de produção e áreas comuns, como refeitórios e locais de descanso.

  • As equipes operam divididas em pequenos grupos (clusters), corretamente identificadas e organizadas pelos turnos de trabalho para facilitar o rastreamento em casos de suspeita de contágio.
  • Barreiras físicas dividem estações de trabalho em locais de maior proximidade entre os trabalhadores e insufladores de ar melhoram a circulação e renovação de ar em ambientes coletivos.
  • Escalonamento de horário de entrada e saída, suspenção do uso de registro biométrico, triagem para identificar pessoas com sintomas, aferição de temperatura e reforço nas medidas de limpeza e desinfecção estão também entre as medidas de segurança adotadas.

Os casos positivos, tanto de funcionários como terceirizados, são acompanhados por profissionais de saúde e recebem auxílios-medicação, cestas básicas, ajudas de custo e adiantamentos de 13º salário, entre outras medidas.

Manter a mobilização e atenção de todos com as medidas de cuidado é um desafio acompanhado durante todo o tempo, e que buscamos superar com reforços nas comunicações, incluindo a realização de palestras com especialistas.

Com o avanço da vacinação, reforçamos as companhas de conscientização sobre a importância da imunização, disseminamos conteúdo para combater notícias falsas a respeito do tema e para tirar dúvidas dos colaboradores em relação à vacinação e seus efeitos.

Contamos com amplo engajamento da nossa força de trabalho, chegando a 99% dos colaboradores imunizados com duas doses no fim de 2021, no Brasil e, cerca de 97% nos outros países.

Monitoramos a evolução dos casos e mobilizamos recursos para apoiar o enfrentamento da pandemia nas comunidades onde estamos próximos.

Mais de R$ 43 milhões foram doados pela Minerva Foods, com destaque para:

 

  • Criação de Relief Fund de R$ 32 milhões, com recursos próprios para auxiliar nossos clientes a superar o momento adverso. Estão sendo disponibilizados até R$ 30 mil em crédito para capital de giro para cerca de 1,2 mil clientes.
  • R$ 1 milhão doado ao governo paulista para construção da nova fábrica do Instituto Butantan, responsável pela produção de uma das vacinas contra a Covid-19.
  • Mais de 153,9 toneladas de carne bovina;
  • Doação de milhares de cestas básicas;
  • Doações a campanhas, hospitais públicos e unidades hospitalares;
  • Criação do projeto Mãos que Criam (Paranatinga-MT), para fomento ao empreendedorismo feminino local.
  • Mais de 16.6 mil testes para diagnóstico da Covid-19;
  • Mais de 152,5 mil EPIs;
  • Mais de 13 mil medicamentos;
  • Mais de 6.7 mil equipamentos hospitalares;
  • Mais de 20.4 litros de álcool em gel 70%.

Conteúdos Relacionados

Relatório de
Sustentabilidade

Central de
Indicadores

Conexão
Minerva