A Empresa

Somos uma das líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados, exportação de gado vivo, além de atuar no processamento de carnes.

Background

Imagem de destaque

A Minerva Foods investe diariamente na modernização de suas unidades industriais, realiza aquisições estratégicas, mantém um portfólio amplo e personalizado de produtos de qualidade, e possui uma logística de distribuição integrada e eficiente.

No Brasil, a Companhia oferece, através de seus 10 frigoríficos e 01 planta de processamento, produtos saudáveis e nutritivos, que são comercializados para clientes do mundo todo, por meio de seus 09 centros de distribuição e 16 escritórios internacionais.

As plantas de abate e desossa, as unidades de processamento e os centros de distribuição localizados na Argentina, no Chile, na Colômbia, no Paraguai e no Uruguai compõem a empresa Athena Foods, subsidiária da Minerva S/A, que já nasceu líder no mercado global de exportação de carnes bovinas da América do Sul para o mundo.

Propósito

Comprometidos com o futuro sustentável da alimentação do planeta.

Valores

Sustentabilidade, Inovação, Reconhecimento, 
Comprometimento e Orientação para Resultado.

Linha do tempo

1957

A Família Vilela de Queiroz deu início às atividades de criação de gado e prestação de serviços de logística, transportando os animais das fazendas para os abatedouros.

Linha do tempo

1992

A Família Vilela de Queiroz adquiriu o “Frigorífico Minerva do Brasil S/A”, sua primeira unidade de abate e desossa, localizada na cidade de Barretos – SP (sua sede atual).

Linha do tempo

1999

Arrendou e, subsequentemente, adquiriu uma unidade industrial na cidade de José Bonifácio – SP.

Linha do tempo

2003

Início das operações de exportação de gado vivo, no estado do Pará.

Linha do tempo

2004

Construção e inauguração de nova unidade industrial na cidade de Palmeiras de Goiás – GO.

Linha do tempo

2006

Firmou contrato de locação de uma unidade industrial de abate na cidade de Batayporã – MS.

Linha do tempo

2007

Ano marcado pela abertura de capital da Companhia e aquisição da unidade de Araguaína – TO.

Linha do tempo

2008

Em agosto, adquiriu sua primeira unidade no exterior, na cidade de Assunção, no Paraguai.

Linha do tempo

2009

Este ano foi marcado pela inauguração da Minerva Dawn Farms, início da operação de desossa na unidade de Rolim de Moura – RO e inauguração das atividades dos Centros de Distribuição em Viana – ES e Itajaí – SC.

Linha do tempo

2010

Início das atividades dos Centros de Distribuição em Brasília – DF e Araraquara – SP e aquisição da unidade industrial de Campina Verde – MG.

Linha do tempo

2011

Inauguração da Minerva Leather, divisão de couros da Companhia, em Barretos – SP, aquisição da primeira unidade no Uruguai, o Frigorífico Pul, e inauguração do Centro de Distribuição em Belo Horizonte – MG.

Linha do tempo

2012

Neste ano, a Minerva S/A adota a marca Minerva Foods e adquire mais uma unidade frigorífica no Paraguai, denominada Frigomerc.

Linha do tempo

2013

Acordo de aquisição das plantas da BRF em Várzea Grande – MT e Mirassol D’Oeste – MT. Assumimos o controle total da Minerva Dawn Farms, hoje denominada Minerva Fine Foods e instalação de novos Centros de Distribuição em Uberlândia – MG e Fortaleza – CE.

Linha do tempo

2014

No Brasil, adquirimos uma planta em Janaúba – MG e, no Uruguai, o Carrasco.

Linha do tempo

2015

Adquirimos o Frigorífico Red Cárnica S.A, localizado em Montería, na Colômbia e firmamos contrato de locação de uma unidade de abate em Assunção, no Paraguai.

Linha do tempo

2016

Abertura de dois novos Centros de Distribuição na América Latina, localizados em Santiago (Chile) e em Bogotá (Colômbia); aquisição das tradings IMTP, na Austrália (que, em seguida, assumiu o nome Minerva Foods Asia) e INTERMEAT, de Barueri – SP. E, a constituição da Minerva Energia, empresa que atua no setor de comercialização de energia elétrica.

Linha do tempo

2017

A Companhia comemora 25 anos de sua fundação; neste ano, adquire 9 plantas frigoríficas na América do Sul, sendo 3 no Paraguai, 1 no Uruguai e 5 na Argentina, onde a empresa também obteve 2 unidades de processamento de carne e 1 Centro de Distribuição, um grande passo na história de aquisições da Companhia. 

Linha do tempo

2017

Também é criada a Minerva Foods Europe, na Inglaterra,  e abre um novo escritório internacional, em Singapura. Ainda neste ano, a Minerva Foods completa 10 anos como empresa aberta listada na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa) e é eleita a Empresa do Ano do Agronegócio de 2016, pelo anuário “Melhores & Maiores”, da revista EXAME.

Linha do tempo

2018

Ano de internacionalização das operações da Minerva Foods com a criação da Athena Foods, empresa chilena 100% controlada pela Minerva S/A, sendo composta pelas operações da Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Também, neste ano, são inaugurados os novos prédios da empresa em Barretos (SP).

Linha do tempo

2019

Em 2019, a Minerva Foods realiza um contrato de permuta de ativos com a Marfrig, no qual assume a planta de abate de Paranatinga e, em contrapartida, a Marfrig assume a planta de abate em Várzea Grande, ambas em Mato Grosso, Brasil.

Presença

Atualmente, operamos 10 unidades industriais no Brasil, além de possuir 09 Centros de Distribuição localizados próximos aos principais portos da América do Sul e as mais importantes rodovias do Brasil.

Saiba mais