Minerva Foods lança Relatório de Sustentabilidade
Redação
20.04.22

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2021. Em sua décima primeira edição, o material da Companhia apresenta a toda a sociedade, aos colaboradores e aos investidores um panorama do desempenho econômico, social, ambiental e de governança corporativa ao longo do último ano.

“O ano de 2021 representou um avanço muito positivo na forma como nos posicionamos nas iniciativas de ESG e construímos um futuro próspero para nosso negócio e nossa cadeia de valor. O período nos proporcionou evoluções expressivas em frentes que são fundamentais no trabalho de sustentabilidade, que destacaram a Minerva Foods no mercado e contribuíram efetivamente para o desenvolvimento do negócio”, afirma Taciano Custódio, diretor de sustentabilidade da Minerva Foods.

No pilar ambiental, conforme anunciado em sua estratégia de Sustentabilidade, a Minerva Foods deu um novo passo na rastreabilidade de cadeias ao ampliar a adoção da tecnologia de monitoramento geoespacial para 100% das fazendas fornecedoras diretas no Paraguai, totalizando mais de 12 milhões de hectares monitorados no país. A empresa já havia sido pioneira no monitoramento de 100% de seus fornecedores diretos no Brasil, e, além do avanço em território paraguaio, iniciou a implantação da tecnologia para os fornecedores da Colômbia e Argentina.

A Companhia inovou ao se tornar a primeira empresa do setor a integrar aos seus sistemas internos o Visipec, uma ferramenta de rastreabilidade que funciona de forma complementar aos sistemas de monitoramento, avaliando riscos de fornecedores indiretos na Amazônia. A integração tornou a análise sobre os diretos e indiretos mais ágil e eficiente. Além disso, a Minerva Foods lançou em parceria com a Niceplanet o SMGeo Prospec, o primeiro aplicativo voltado para produtores rurais monitorarem seus fornecedores, transferindo a mais alta tecnologia utilizada em seus sistemas de análise e monitoramento, para a palma da mão do produtor.

Como consequência ao trabalho realizado ao longo dos anos, a Minerva Foods alcançou 100% de conformidade socioambiental em auditoria realizada pelo Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA). A auditoria é a única verificação de terceira parte da cadeia com a supervisão do MPF, sendo considerado o principal e mais confiável órgão de verificação da cadeia produtiva brasileira, em parceria com a ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. O relatório avaliou os resultados de empresas comprometidas com as agendas de combate ao desmatamento ilegal na pecuária.

O ano marcou ainda a criação do Renove, programa elaborado a fim de promover o engajamento e atuação colaborativa com os pecuaristas fornecedores em práticas de baixa emissão de carbono e adoção de tecnologias e metodologias internacionalmente reconhecidas para mensurar o balanço de carbono nas propriedades, que já alcançou 91 fazendas no Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

Dentre os projetos trabalhados pelo Renove, a Minerva Foods anunciou sua parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) para participação no Carbon On Track, plataforma que confere mais transparência na medição do balanço de carbono. O estudo aconteceu em fazendas da América do Sul e utilizou os dados de 25 propriedades parceiras da Minerva Foods no continente. No total, foram 185 mil hectares de pastagem e mais de 232 mil cabeças de gado avaliados e o resultado mostrou que todas as fazendas participantes emitem, em média, 44% menos gases de efeito estufa em comparação com a média mundial de emissões para a atividade, que é estimada em 19,9tCO2e por tonelada de carne produzida, de acordo com a análise de mais de 30 artigos científicos.

Em 2021 também foi concluída a primeira comercialização de créditos de carbono para a redução certificada de emissões de gases de efeito estufa (GEE) a partir da MyCarbon, subsidiária da Minerva Foods dedicada ao desenvolvimento e comercialização de créditos de carbono.

Em linha com o trabalho de bem-estar animal, as unidades produtivas da Minerva Foods alcançaram uma média de 99,4% de atendimento nas auditorias PAACO – Professional Animal Auditor Certification Organization. O protocolo atesta que o processo dentro da empresa atende os mais rígidos padrões de qualidade e garante que os trabalhos sejam realizados em conformidade com as melhores práticas internacionais de bem-estar animal.

Com foco no cuidado de seus colaboradores, a Minerva Foods continuou investindo no Estar Bem, programa de apoio e fomento à qualidade de vida de seus profissionais e familiares. A iniciativa está presente em todos os países e oferece serviços de saúde, nutrição, apoio psicológico, consultoria financeira e jurídica, entre outros. Os índices de saúde e segurança ocupacional estão entre os melhores resultados do setor e a Companhia continuou monitorando a situação da pandemia de COVID-19, implementando medidas de prevenção ao contágio e conscientizando sua equipe de trabalho sobre cuidados com a saúde e sobre a importância da vacinação com o ciclo completo.

Refletindo as práticas de sustentabilidade no campo ambiental, social e de governança (ESG), a Minerva Foods passou a integrar as carteiras do Índice Carbono Eficiente (ICO2) e Índice de Sustentabilidade Empresarial da (ISE), que pertencem à B3. A Companhia é a única empresa do setor de proteína bovina a ingressar na edição 2022 do ISE B3, sendo o segundo ano consecutivo em que faz parte do grupo.

__A Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia e no Chile. A empresa atende a cinco continentes com carne bovina e seus derivados e opera, hoje, 25 plantas de abate e desossa, 16 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento. Para saber mais sobre a atuação e iniciativas da Minerva Foods, acesse o Relatório de Sustentabilidade 2021. O documento está disponível na íntegra, no site.

Fonte: Alimento Seguro