Aprenda a fazer uma deliciosa picanha a cavalo

Aprenda a fazer uma deliciosa picanha a cavalo
Tempo de Preparo
1 hora
Rendimento
6 porções
Grau de Dificuldade
Médio

Compartilhe

Share

Comparta

Há poucas coisas tão simples e saborosas na culinária quanto a combinação de carne e ovo. Mas, por mais que pareça algo corriqueiro, essa mistura simples de ingredientes pode virar o prato principal de uma ocasião especial: basta escolher a carne certa!

A picanha é um corte nobre, macio, suculento e de sabor único, ideal para diferentes tipos de receitas. Inclusive, você pode se inspirar em outros pratos com esse mesmo corte.

Vamos ensinar a fazer uma deliciosa picanha a cavalo com ovo pochê acompanhada de um molho holandês à base de manteiga. Uma receita rápida, que exige certa paciência e cuidado para o preparo dos ovos. Mas garantimos que o esforço vale a pena.

INGREDIENTES

  • 1 peça de picanha Ana Paula Black Angus
  • Sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto

Molho Holandês

  • 100g de manteiga derretida
  • 1 gema
  • 1 colher sopa de água
  • ½ colher (sopa) de vinagre de maçã
  • Sal e pimenta-do-reino preta em grãos moída na hora a gosto

Ovo Pochê

  • 6 ovos
  • 3 colheres (sopa) de vinagre
  • 3 colheres (sopa) de bacon picado em cubinhos frito

MODO DE PREPARO

Molho

Em uma panela pequena, leve o vinagre para ferver e desligue o fogo. Com uma tigela, adicione a gema, a água e o vinagre fervido. Bata com o fouet até obter uma mistura bem espumosa.

Leve uma panela com água ao fogo para fazer o banho maria. Quando ferver, desligue o fogo, coloque a tigela com a mistura no banho maria batendo sem parar. Adicione a manteiga derretida aos poucos em fio.

Bata até a mistura começar a encorpar. Retire do banho maria e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve.

Picanha

Tempere a peça de picanha com sal grosso e pimenta-do-reino preta moída a gosto e leve para churrasqueira ou grelha, iniciando a cocção pela gordura. Deixe dourar bem por cerca de 10 minutos, vire a carne e sele ou outro lado.

Transfira a carne para uma tábua de corte e faça bifes de 3 cm com a picanha. Volte os bifes para a grelha por 3 minutos de cada lado, ou até chegar ao ponto desejado.

Ovo Pochê

Leve uma panela pequena alta com água e vinagre ao fogo médio até começar a ferver levemente. Diminua o fogo.

Quebre o ovo em um recipiente e com uma colher, mexa a água na panela para formar um redemoinho e despeje o ovo bem no centro.

Deixe cozinhar de 4 a 5 minutos e com auxílio de uma escumadeira, retire o ovo da água com cuidado e transfira para uma tigela com água fria. Repita o processo com o restante dos ovos.

Sirva os bifes de picanha com ovo por cima e o molho hollandaise! Se preferir, complete a receita com o bacon frito.

 

Comentários