Como fazer gremolata e pesto de rúcula

Compartilhe

Veja como fazer gremolata para ossobuco e batatas assadas

Um acompanhamento tradicional de ossobuco, o gremolata traz um toque de limão aos pratos, sendo uma escolha deliciosa para cobrir batatas assadas. Mas é claro, você pode usá-lo para outros pratos de acordo com o seu paladar. 

Além disso, ele é muito fácil, rápido e simples de fazer, sendo uma alternativa para emergências. Tudo o que você precisa é uma xícara de salsinha fresca picada bem fina, três dentes de alhos picados bem finos, e as raspas da casca de dois limões, de preferência, siciliano. 

Misture bem esses três ingredientes em um recipiente e sirva sobre o seu prato. Além do sabor, o gremolata também decora muito bem a refeição. 

Confira como fazer pesto diferente de rúcula

Um molho tradicionalmente feito com manjericão e azeite de oliva, o pesto é muito popular para massas, mas também pode ser uma opção muito gostosa para filés. Para fazer o pesto tradicional, basta bater manjericão fresco no liquidificador ou processador e depois ir adicionando o azeite de oliva até atingir a consistência desejada.

Porém, para um molho pesto com mais cara de verão, sugerimos que você experimente essa versão diferente feito com rúcula, raspas de limão, e nozes. Confira os ingredientes:

  • 3 xícaras de rúcula fresca
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/4 de xícara de pinhão ou nozes torradas
  • Suco e raspas da casca de um limão
  • 1/2 xícara de azeite de oliva extra-virgem
  • 1/2 colher de chá de sal kosher e de pimenta do reino preta, de preferência fresca

Em um liquidificador ou processador com lâminas de aço, bata a rúcula, o alho, as nozes, o suco de limão, as raspas de limão, o sal e a pimenta até você ter uma mistura homogênea. Depois, com a máquina ligada, vá despejando lentamente o azeite de oliva e bata até ficar bem homogêneo. 

Você pode usar o molho imediatamente ou guardá-lo na geladeira por até uma semana!

Comentários