Conheça as vantagens da carne embalada a vácuo

Compartilhe

Share

Comparta

Por que você ainda não compra carnes a vácuo? 

Se fizéssemos essa pergunta para qualquer pessoa na fila do açougue de um mercado, a resposta provavelmente seria “hábito”. Mas que tal mudar para hábitos mais saudáveis e ainda saborosos? É isso que a carne embalada a vácuo tem a oferecer!

A carne embalada a vácuo garante mais sabor, cor, frescor, textura e o mais importante, uma perda mínima dos nutrientes. Além disso, ela não perde peso, então você estará comprando aquilo que está na embalagem: 1kg é sempre 1kg, não 900 gramas. 

Como a carne é embalada a vácuo

Após a carne ser embalada, o ar é retirado de forma mecânica e instantânea de dentro da embalagem. Assim, no momento da descompressão do ar, todos os microorganismos que agiriam para detoriar a carne são destruídos. 

E com a retirada do oxigênio, o processo de conservação é aumentado, já que não ocorrerá oxidação da carne. Dessa forma, as enzimas naturais da carne podem agir, tornando a muito mais macia e com sabor e aroma de carne maturada.

A carne embalada a vácuo é garantia de maciez e sabor!

Uma outra barreira que impede muitas pessoas de se habituarem a comprar carne a vácuo é a cor mais escura e o cheiro forte quando a embalagem é aberta, mas ambas condições são consequência da maior conservação da carne e maciez. A gente explica: 

A carne vermelha possui um pigmento chamado mioglobina que em contato com o oxigênio dá aquela cor vermelha de carne fresca que gostamos, mas quando embalada a vácuo, retira-se o oxigênio da embalagem, e a mioglobina dá um tom amarronzado para a carne. Mas a cor escura da carne embalada a vácuo é apenas temporária, pois ao abrir a embalagem, a mioglobina entrará em contato com o oxigênio e a carne ficará vermelinha novamente, bastando você deixá-la respirar por um tempo. 

E o cheiro forte também é temporário, desaparecendo em alguns minutos após você abrir a embalagem. Ele ocorre justamente pelo processo de maturação da carne dentro da embalagem sem oxigênio devido às ações das próprias enzimas da carne que a deixam mais saborosa e macia. 

É importante entender que a retirada do ar da embalagem a vácuo é o que a mantém conservada por mais tempo, garantindo a sua saúde, pois inibe o crescimento de bactérias, fungos e outros microorganismos que precisam de oxigênio para o seu desenvolvimento. Caso você não queira abrir totalmente a embalagem, pode fazer um corte pequeno de cerca de 5 centímetros para que ela já entre em contato com oxigênio antes de você retirá-la totalmente do pacote. 

Assim, em resumo, as carnes embaladas a vácuo são melhor conservadas, mais macias e saborosas, possuem mais nutrientes, e você sempre vai levar o que a embalagem diz! 

Comentários